Bar Vesúvio em Ilhéus - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Bar Vesúvio

4 Comentário(s)

Informaçoes › Bar Vesúvio

Inaugurado entre 1909 w 1910, o Bar Vesúvio foi fundado por dois italianos, Nicolau Carichio e Vicente Queverini e em seguida, vendido a um português, chamado Figueiredo, que era casado com uma linda mulata chamada Felipa. O terceiro dono foi Durval Moreno, um mulato serelepe nascido em Ilhéus.

No andar de cima do Vesúvio funcionou um cinema de propriedade de Sá Pereira, quando ouve o naufrágio do Navio da Navegação Baiana o "Comandatuba", que bateu na pedra do Rapa, Sá Pereira, suspendeu a seção do cinema e colocou os holofotes para auxiliar os náufragos. Também funcionou o cabaré, El Dourado de propriedade de Mário Cardoso.

Em 1987, o bar foi comprado por um empresário Suíço, Sr. Hans Koella, que trouxe funcionários da Suíça para administrar, o que não deu certo, depois passou para as mãos de um ilheense apelidado de "Badalo", filho de família tradicional, que tentou, mas não deu certo.

Em 2000 Guido Paternostro, arrendou o estabelecimento, fazendo essa grande reforma na forma de administrar; resgatando toda tradição do bar mais famoso do Brasil, tendo inclusive, a visita de Zélia Gattai, que se emocionou muito com a nova casa e escreveu em 2002:

"Depois de longa ausência volto ao Vesúvio de Ilhéus. Jorge Amado me recebe, debruçado na janela. Na outra - janela - Gabriela, "moça bonita", encanta os passantes. Nacib de Zkemberge ilumina com sua graça o bar dos mais deliciosos quibes. Ora, seu Guido Paternostro, você soube honrar a tradição da casa. Parabéns! Espero voltar sempre".

Em 2001 o Bar Vesúvio foi tombado pela Prefeitura Municipal de Ilhéus como patrimônio histórico.

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.