Belo Horizonte - Dicas e Informaçoes de Belo Horizonte - AcheiViagem.com.br

Belo Horizonte

1 Comentário(s)

Sobre Belo Horizonte

Belo Horizonte é um município brasileiro, capital do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e à Microrregião de Belo Horizonte. Com uma área de aproximadamente 330 km², possui uma geografia diversificada, com morros e baixadas, distando 716 quilômetros de Brasília, a capital nacional.

Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país. Sofreu um inesperado e acelerado crescimento populacional, chegando a mais de um milhão de habitantes com quase 70 anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, houve também o avanço da industrialização, além de muitas construções de inspiração modernista, notadamente as casas do bairro Cidade Jardim, que ajudaram a definir a fisionomia da cidade.

A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e até internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, e eventos de grande repercussão, como o Festival Creamfields Brasil, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua, Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa.

Um outro tipo de cultura também se faz presente na capital: a da boa mesa. Espalhados por diversos bairros, em especial na Savassi e em Lourdes, os restaurantes capricham quando o assunto é a farta e saborosa culinária mineira. A cozinha internacional, entretanto, também se faz presente e encanta até mesmo os paladares criados à base de feijão-tropeiro, tutu, couve, costelinha, entre outros. A cidade abriga dezenas de excelentes casas especializadas em receitas italianas, francesas e até mesmo iranianas.

Apesar do glamour e da expansão da alta gastronomia, "belzonte" não abre mão de seus tradicionais botecos. A cidade se orgulha de ter o maior índice de bares por habitante do país, o que incentivou a criação, em 2000, do festival Comida di Buteco. O evento acontece nos meses de abril e maio, quando os clientes escolhem os melhores petiscos servidos na capital. Delícias incrementadas com linguiça, lombinho ou torresmo sempre saem na frente e fazem ainda mais sucesso quando acompanhadas por um chope gelado ou uma típica branquinha.

Descubra Belo Horizonte

Comentários sobre Belo Horizonte

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.