Campinas - Dicas e Informaçoes de Campinas - AcheiViagem.com.br

Campinas

1 Comentário(s)

Sobre Campinas


Campinas é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à microrregião e mesorregião homônimas, localizando-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 96 km. Ocupa uma área de 795,697 km², sendo que 238,323 km² estão em perímetro urbano e os 557,334 km² restantes constituem a zona rural. Em 2011 sua população foi estimada pelo IBGE em 1 088 611 habitantes, sendo que em 2010 era o terceiro mais populoso de São Paulo, ficando atrás somente de Guarulhos e da capital, e é o 14º de todo o país.

A concentração de multinacionais, institutos de pesquisa e universidades faz de Campinas um dos principais pólos de negócios do país. Para o público que viaja para a cidade à trabalho, há hotéis modernos e restaurantes sofisticados.

Os executivos, porém, não são os únicos visitantes que ficam satisfeitos com a cidade. Para os turistas de lazer, há bons e bucólicos programas de fim de semana, a começar pelos preferidos dos moradores: passear nos parques. No Bosque dos Jequitibás, as caminhadas são feitas em meio árvores que formam verdadeiros túneis.

O espaço oferece ainda playground, lanchonetes, museu de répteis, aquário e um pequeno zoológico. Já o Parque Portugal é procurado pela turma da corrida, que encontra uma excelente pista às margens da Lagoa do Taquaral. Quadras poliesportivas e rinque de patinação completam as opções de atividades físicas.

Quem viaja com a criançada não pode perder a hora do passeio de Maria-Fumaça que acontecem aos sábados e domingos. O trem parte da estação Anhumas e leva à Jaguariúna. São três horas de viagem - ida e volta - com direito a monitores que contam a história das locomotivas e da ferrovia, além de detalhes do caminho e das fazendas da região.

Por falar no mundo rural, agende uma visita à Fazenda Tozan, uma preservada propriedade histórica. O tour dura duas horas e começa com degustação de frutas produzidas na fazenda. Em seguida, o guia conduz ao Museu do Café, onde estão máquinas de época, registros da história da fazenda e da chegada dos imigrantes italianos e dos escravos.

Dali, o passeio continua em direção ao cafezal, ao mirante e à senzala, terminando com um cafezinho. Outra boa opção para o final de semana é curtir os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, com restaurantes rústicos e locais para pesca e caminhada.

Descubra Campinas

Comentários sobre Campinas

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.