Catedral Metropolitana em Brasília - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Catedral Metropolitana

2 Comentário(s)

Informaçoes › Catedral Metropolitana

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral Metropolitana foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília, sua pedra fundamental foi lançada em 12 de Setembro de 1958.

Teve sua estrutura pronta em 1960, onde aparecia somente a área circular de 70 metros de diâmetro, da qual se elevam 16 colunas de concreto num formato hiperboloide, que pesam 90 toneladas, tudo isso perfeitamente calculado pelo engenheiro Joaquim Cardozo.

Em 31 de Maio de 1970, foi inaugurada de fato, com os vidros externos transparentes. Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas de bronze com 3 metros de altura, representando os evangelistas.

No interior da nave, as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço, tendo a menor 2,22 metros de comprimento e 100 quilos, a média 3,40 metros e 200 quilos e a maior com 4,25 metros e 300 quilos. As esculturas são de Alfredo Ceschiatti.

O batistério em forma ovoide teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão. O campanário composto por quatro grandes sinos, doado pela Espanha, completa o conjunto arquitetônico. A cobertura da nave tem um vitral composto por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inserida entre os pilares de concreto.

Cada peça insere-se em triângulos com dez metros de base e trinta metros de altura e foram pintados por Marianne Peretti em 1990. O altar foi doado pelo papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida, interior de São Paulo.

Atualmente, o pároco da catedral é monsenhor Marcony Vinícius Ferreira, primeiro padre nascido e ordenado em Brasília. Por estar situada na esplanada dos Ministérios, a catedral não apresenta uma comunidade fixa — grande parte dos fiéis que a frequentam é composta por turistas e por fiéis que trabalham na esplanada. A catedral está aberta todos os dias para visitas, com exceção dos horários de missa.

Endereço: Início da Esplanada dos Ministérios
LINHA DE ÔNIBUS: 108
Tel: (61) 224-4073
Visitação: Diariamente, das 08h às 18h.

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.