Convento de Santo Antônio em Porto de Galinhas - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Convento de Santo Antônio

1 Comentário(s)

Informaçoes › Convento de Santo Antônio

O Convento de Santo Antônio, localizado no município de Ipojuca, é um dos mais antigos do Brasil e foi fundado em 1606 pelo frei Leonardo de Jesus, na época, Ministro Provincial da Custódia Franciscana. É considerado como um bem do patrimônio artístico e histórico, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1937.

Consta que naquele ano do século 17, frei Leonardo, ao desempenhar pela segunda vez em direção a Província Franciscana do Brasil, promoveu a fundação simultânea dos conventos franciscanos do Rio de Janeiro, Recife e Ipojuca. Devido a importância religiosa do convento de Ipojuca, este foi alvo, durante décadas, de muitas romarias, representando um grande marco do povoamento do município.

O convento é o único que possui a imagem de Jesus crucificado com as mãos para o alto, em uma cruz sem emendas.

Segundo a lenda, em um dia de limpeza, um noviço quebrou o santo principal do Altar e, com medo de ser repreendido, foi à casa de seu tio, um importante comerciante, que morava no Engenho Trapiche, pedir ajuda.

Então o noviço pediu para seu tio que estava para viajar a Portugal, trazer de lá uma nova imagem, mais, em meio a tantos compromissos profissionais, o tio do menino acabou se esquecendo da encomenda.

Quando o tio do noviço saiu do navio de volta ao Brasil, o tio saiu procurar uma nova imagem e se surpreendeu ao se deparar com um vendedor que oferecia a imagem de um Cristo com os braços levantados. Emocionado, o comerciante decidiu comprá-la e voltou ao navio para buscar o dinheiro do pagamento, mais ao retornar não encontrou mais o vendedor, apenas o santo.

O tio então trouxe consigo a imagem, mais o trabalho não estava terminado, afinal, ela precisaria de uma cruz. Sem saber onde procurar, o comerciante e seu sobrinho foram às matas do Engenho Trapiche e, novamente, se surpreenderam ao encontrar uma árvore com o formato exato de uma cruz. Depois desses fatos, o Santo Cristo, como a imagem é conhecida, ganhou fama e virou a peça mais importante do acervo do Convento de Santo Antônio.

Em 1935 a pequena igreja do Convento de Santo Antonio foi tomara por fogo, queimando tudo que havia dentro da igreja, exceto a imagem do santo com os braços erguidos, desde então, a imagem passou a ser ícone de Ipojuca e foi considerado um dos maiores milagres do Brasil, ganhando o nome de Santo Cristo.

Links

Convent of Santo Antonio   em Ingles

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.