Festival do Folclore em Olímpia - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Festival do Folclore

0 Comentário(s)

Informaçoes › Festival do Folclore

O melhor das tradições folclóricas estará reunido em julho de todos os anos e já teve a sua 48º edição em 2012.

O evento é gratuito e conta com apresentações de bumba-meu-boi, reisado, samba-de-coco, são gonçalo e danças parafolclóricas.

Conhecida como a "capital do folclore", todo ano, Olímpia recebe quase 200 mil pessoas, entre turistas, estudantes, pesquisadores e estudiosos do assunto, de vários cantos do Brasil.

A grade de apresentações privilegia o folclore brasileiro e espaço para movimentos de praticamente todos os estados.

Além de danças e folguedos folclóricos, a programação ainda reserva cursos, palestras e seminários sobre folclore; gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis; exposições de peças artesanais; campeonato de truco e de malha; festival da seresta; culinária brasileira; espetáculo pirotécnico; feiras, eventos e desfiles de grupos folclóricos e parafolclóricos.

Dentro da programação, a Secretaria Municipal de Educação realiza um minifestival indicado para crianças e adolescentes, com a participação de grupos e palestrantes. Esses eventos irão acontecer na praça das Atividades Folclóricas "Professor José Sant´Anna". Ao lado, estará instalada a Folclorança, uma oficina de brinquedos tradicionais e infantis.

Durante o festival, os grupos participantes irão passear pelas ruas centrais da cidade, numa autêntica peregrinação por comércios e órgãos públicos.

Nos oito dias de evento, o Museu de História e Folclore "Maria Olímpia" pode ser visitado gratuitamente. Além de possuir um rico acervo, os grupos participantes também se apresentam aos visitantes.

De segunda a sexta-feira, haverá gincana de brinquedos tradicionais e infantis, como perna de pau, bito e bétia, rodar pião, amarelinha, por o rabo no burro, bolinha de gude, corrida no saco, pular corda e soltar pipas.

Os organizadores consideram o ponto alto do festival, o desfile de encerramento, que acontece no domingo, na principla avenida da cidade: a Aurora Forti Neves seguindo pela margem direita da marginal e encerrando na rua Floriano Peixoto.

Olímpia se tornou palco das atividades folclóricas a partir da década de 50, quando o professor José Sant´anna e seus alunos pesquisaram e expuseram sobre o tema em escolas, estabelecimentos comerciais da cidade e na praça São João Batista.

O rápido crescimento fez com que o evento ganhasse espaço próprio: a Praça das Atividades Folclóricas, que homenageia o professor que idealizou o projeto.

A proposta do festival é difundir o folclore e contribuir para sua preservação; fortalecer a consciência e unidade nacional; estimular e cultivar a atividade de grupos folclóricos de vários pontos do País e proporcionar oportunidades para o estudo e a apreciação de fatos folclóricos.

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.