Fortaleza - Dicas e Informaçoes de Fortaleza - AcheiViagem.com.br

Fortaleza

16 Comentário(s)

Sobre Fortaleza

A capital do Ceará, Fortaleza, abrange um ambiente descontraído, cultural e alegre, como por exemplo, a extensa Avenida Beira-Mar que corre pelas principais praias da cidade. Um lugar de maravilhosas paisagens e de muita animação, para quem busca unir luxo e diversão.

Fortaleza está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, é centro de um município de 313,8 km² de área e 2 447 409 habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 8 001 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a 5ª do Brasil e a 91ª mais populosa do mundo.

Como todo lugar do litoral brasileiro, o clima quente e semi-árido também é predominante em Fortaleza, dando espaço também para sua vegetação, que tem como predominantes o mangue e a restinga, tendo o Parque Ecológico do Cocó com a maior área verde da cidade.

É praticamente impossível definir as estações do ano em Fortaleza, pois 300 dias do ano quem reina e o sol. A época chuvosa, chamada localmente de "inverno" vai de janeiro a julho, já a seca é de agosto a dezembro. O mês mais chuvoso é abril (348 mm) e o mais seco é novembro (13 mm).

Fortaleza conta com muitas lagoas e rios, sendo o rio Cocó o maior deles. Entre as lagoas, as maiores e mais importantes são: lagoa da Parangaba, conhecida por sua feira de variedades; lagoa da Messejana, onde se encontra a maior estátua de Iracema de Fortaleza, e as do Opaia, Maraponga e Porangabuçu.

Em Fortaleza, a uma variedade enorme em relação a cultura e tradição. Vários artistas, escritores, músicos desfrutam de palcos e até mesmo praças para demonstrar seu talento. A cidade é repleta de teatros, como o Theatro José de Alencar, palco dos principais eventos cearenses.

Existem ainda os teatros ligados a instituições de ensino, como o teatro do Ibeu e o Teatro Arena do Colégio Christus. O Museu do Ceará e o Museu de Fortaleza, no Farol do Mucuripe, guardam os artefatos mais relevantes da memória fortalezense.

As festas populares mais importantes são as que envolvem a Igreja Católica, dentre elas o Carnaval que em Fortaleza é comemorado com desfiles de escolas de samba e de Maracatu, a da padroeira Nossa Senhora da Assunção, em 15 de agosto, as festas juninas, e outras datas tradicionais. O Fortal, micareta no final de julho, junto com o Ceará Music no mês de outubro são os eventos musicais mais populares.

O lazer cotidiano de muitos fortalezenses é a caminhada ou cooper ao amanhecer ou ao entardecer nas praças das áreas residenciais. As academias de musculação e ginástica também são numerosas. Alguns dos eventos mais destacados é a Meia Maratona de Fortaleza, que comemora o aniversário da cidade e a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento que ocorre em julho.

Assim como no resto do Brasil, o Futebol também se destaca no Ceará. Devido a esse amor do fortalezense pelo futebol e por conta da importância da cidade no cenário nacional, Fortaleza foi escolhida como uma das principais Sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, que será disputada no Brasil.

Comentários sobre Fortaleza

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.