Heureka! Exploratorium em Guarujá - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Heureka! Exploratorium

1 Comentário(s)

Informaçoes › Heureka! Exploratorium

O Heureka! Exploratorium é um parque de Ciências e Tecnologia que tem como objetivo, o conhecimento técnico-científico em uma dinâmica interativa.

Os visitantes participam de experiências e invenções de grandes cientistas da história e, a partir deste ponto, vivenciam desde o simples funcionamento da energia e da força gravitacional até o mundo mágico das ilusões ópticas e das Ciências Físicas, Químicas e Biológicas.

Num espaço com cerca de 1.500 metros quadrados, tematizados em diversos ambientes como caverna, grande laboratório, sala de mecânica, corredor de exposições, planetário, estão dispostas mais de 130 experiências totalmente interativas e monitoradas.

A aventura começa logo de entrada, quando o visitante ingressa num elevador estilizado e experimenta uma simulação de descida de 40 andares, abaixo do nível do mar. Ao sair do elevador, desce até uma caverna onde encontrará um carparia, tartarugas, minhocário, coleção de rochas e minerais, fósseis e um micro-laboratório de microscopia que utiliza recursos de vídeo para observação de lâmpadas preparadas.

Logo depois a atenção é voltada para uma gruta onde se encontra representada a primeira grande invenção da humanidade, a roda.Continuando em sua trajetória o visitante encontrará o looping, a locomotiva de inércia, o duplo-cone e os anéis magnéticos.

No próximo salão a evolução da Ciência e Tecnologia da Eletricidade e do Eletromagnetismo encontram seu ápice. O disco de Volta, máquina de Wimshurst, o Gerador de Van de Graf, um gigante com mais de 1,70m de altura, a bobina de Testa, os anéis saltantes em campos magnéticos que dentre outros modelos, possibilitam uma série rica de interações, sem riscos, através da produção de fenômenos eletromagnéticos.

Avançando no próximo ambiente, poderá ingressar numa quadra de basquete, giratória. O desafio aqui é acertar a cesta que se encontra em repouso em relação ao chão do parque, porém em movimento em relação ao chão da própria quadra que gira com velocidade angular, praticamente constante.

A sala dos espelhos, a sombra congelada, o globo de plasma, os testes de nervos e os propulsores a ar, cujo fenômeno de manter uma esfera flutuando ou um disco levitando são explicados pelas leis de Bernouille compõem a outra lateral da caminhada.

Chega-se então a um novo salão onde o canhão a ar, o telefone mecânico, o audiofone (com antenas parabólicas) e outros dispositivos como as cadeiras giratórias, a balança de braços gigantes e as roldanas, completam este espaço.

Uma das grandes atrações deste salão, muita apreciada pela maioria dos alunos, é o “loconauta”.Concebido originalmente pela NASA, permite ao aluno “viajar” em três dimensões, experimentando uma simulação de falta de gravidade.

Seguindo para o primeiro andar encontra-se uma sofisticada maquete de via férrea e o acesso para o salão das exposições temporárias, tais como a Mostra Olho Mágico, da Fuji Film do Brasil, onde os fenômenos da óptica e os segredos da fotografia poderão ser investigados e revelados nas interações propiciados neste espaço. Completando o passeio, o aluno viaja no espaço através do planetário onde um modelo do sistema solar suspenso permite a compreensão dos fenômenos celestes, tais como eclipses, dia e noite, satélites, sol, planetas, estrelas, cometas, etc.

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.