Historia de Bento Gonçalves - AcheiViagem.com.br

Historia de Bento Gonçalves

12 Comentário(s)

Historia de Bento Gonçalves

Antes de 1870, a área conhecida como Cruzinha era habitada por índios. Em 1875, com a chegada dos primeiros 730 imigrantes italianos, dentre os quais agricultores, ferreiros, sapateiros, marceneiros, alfaiates, carpinteiros, foi estabelecida a colônia de Dona Isabel, em homenagem à princesa brasileira Isabel de Bragança.

Em 1890, a colônia desmembrada do município de Montenegro com o nome de Bento Gonçalves em homenagem ao herói farroupilha, Bento Gonçalves.

Os colonos encontraram nesta região um clima favorável, semelhante ao europeu, para estabelecer a cultura da videira, que ainda é a predominante na região, no chamado Vale dos Vinhedos.

No início do século XX a rede ferroviária chegou à região, facilitando o escoamento da produção de vinho, proporcionando uma base econômica sólida para o município.

Entre os anos de 1919 a 1927 ocorreram à instalação de luz elétrica, da estação transformadora e da rede de distribuição. É também inaugurado o Hospital Bartolomeu Tacchini.

Em 1950, a população era de 22.600 habitantes e suas principais atividades econômicas eram as do setor agrícola. Contudo, começou a surgir várias indústrias, como acordeões, laticínios, móveis, curtume, fábrica de sulfato e vinícolas.

A cidade recebe milhares de visitantes todos os anos em virtude da quantidade de opções para o turismo, mas também por causa do seu potencial econômico, decorrente da qualidade de seus vinhos e do grande número de indústrias moveleiras sediadas na cidade, que correspondem a 40% da produção estadual do setor e a 8% da produção nacional.

A qualidade de vida do município é uma das mais elevadas do país, mesmo com a crescente taxa de urbanização notável nos últimos anos, que contribui para a ocorrência de problemas como o desflorestamento e a instabilidade social.

Comentários sobre Bento Gonçalves

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.