Historia de Maceió - AcheiViagem.com.br

Historia de Maceió

36 Comentário(s)

Historia de Maceió

A cidade de Maceió teve sua origem na época do descobrimento do Brasil. Na época, Índios Tupis habitavam toda a área onde esta localizada a cidade.

Os índios conheciam o local como Maçaiok ou Maçayó, que significa "o que tapa o alagadiço", por estar rodeada de rios, belas e extensas lagunas e do Oceano Atlântico.

Durante o século XVII, a sesmaria foi doada coma condição de se fundar um engenho e promover o povoamento das terras.

Com a chegada dos colonizadores portugueses, a localidade passou a se chamar Maceió. Ainda no século XVII, foi construída uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres. Atualmente, está localizada a Catedral Metropolitana no local, na praça de D. Pedro II, que deu origem a atual população e onde se fundaram as primeiras fábricas.

A exportação de açucar, algodão, espécies, madeira, farinha e couro, entre outras coisas trouxeram grande progresso para a população local no século XIX. Um dos lugares que impulsionou esse crescimento foi o porto de Jaraguá, sua boa situação e a localização perto das fábricas lhes foram favoráveis.

Em 1815, Maceió alcançou a categoria de Vila. Em 9 de Dezembro de 1839, deu-se à condição de Cidade, principalmente por causa do desenvolvimento advindo da operação do porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.

Em 16 de Dezembro de 1839 ocorreu a inauguração do município de Maceió, tendo seu primeiro intendente, o senhor Augustinho das Neves.

O continuo processo de desenvolvimento do município o levou a alcançar o posto de capital da Província de Alagoas. O baú do Tesouro da Província foi transferido para Maceió, pelo ouvidor de sua majestade, o ouvidor Batalha.

Este baú encontra-se no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, no centro de Maceió.

O século XX trouxe o turismo como a principal fonte de renda de todo o município. O turismo encontrou em Maceió um lugar ideal para se desenvolver. A cidade possui belas praias de águas cristalinas e repletas de coqueiros, lagunas, uma rica gastronomia, numerosos monumentos e edifícios culturais, a amabilidade de sua gente e sua boa infra-estrutura, dentre outros.

Na década de 1930, chamou a atenção pelo grande movimento literário com a participação de José Lins do Rego, Raquel de Queirós, Graciliano ramos, entre outros.

A partir dê então, Maceió consolidou seu desenvolvimento administrativo e político, iniciando uma nova fase no comércio e industrialização.

Um jurado internacional elegeu Maceió como a Capital Americana da Cultura, foi à primeira cidade do Brasil a receber este titulo e encontra-se entre as cidades mais visitadas do país.

Comentários sobre Maceió

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.