Historia de Porto Seguro - AcheiViagem.com.br

Historia de Porto Seguro

18 Comentário(s)

Historia de Porto Seguro

Oficialmente, Porto Seguro é a primeira cidade que foi descoberta pelos navegadores portugueses no atual território brasileiro. Em 21 de Abril de 1500, Pedro Álvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro.

Em 24 de Abril, a expedição ancorou em Porto Seguro. Em 1530, quando o comércio com as Índias Orientais enfraqueceu e Portugal passou a se interessar pela nova terra descoberta, veio dela tomar posse, terra que lhe cabia pelo Tratado de Tordesilhas. Atualmente, a cidade possui antigos monumentos históricos.

Visitar o sitio histórico da Cidade Alta é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro, cidade considerada Monumento Nacionais instituída por decreto presidencial em 1973.

Um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, a cidade de Porto Seguro, além de ostentar o marco do descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. É desta época prédios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados a noite, quando sob efeito de iluminação especial.

O passeio histórico pode começar pelo Marco do Descobrimento, de onde se descortina uma das mais belas paisagens do litoral de Porto Seguro. O marco veio de Portugal, entre 1503 e 1526 e simboliza o poder da coroa Portuguesa, utilizado para demarcar suas terras. Todo em pedra de cantaria, de um lado está esculpido a cruz da Ordem de Avis e, do outro, o Brasão de armas de Portugal.

Na mesma área, está a igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho. Ali estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas a de São Francisco de Assis, primeira imagem trazida para o Brasil, e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, na qual se festeja em 8 de Setembro.

Mais adiante, o Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia, datada do Século XVIII, uma das mais belas construções do Brasil colônia. Nesse prédio, funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento. A igreja da Misericórdia, ou do Senhor dos Passos, de estilo singelo, guarda imagens barrocas, destacando-se a do Senhor dos Passos e a do cristo crucificado.

Ainda em meio do casario tombado como monumento nacional, se ergue a igreja de São Benedito, ao lado das ruínas da antiga residência do colégio dos Jesuítas. A igreja foi construída pelos jesuítas em 1551 e era conhecida como de São Pedro e de Nossa Senhora do Rosário.

Comentários sobre Porto Seguro

lorraine pires - 2013-06-13 16:28:25 adorei as dicas, para falar a verdade eu estava perdida pois e a minha primeira veis indo para la, eu não tinha nem ideia doque levar, muito obrigado..

Danilo - 2013-07-08 15:57:52 Passei minha lua de mel em Porto Seguro e usei essas dicas do que levar, e realmente, é isso mesmo, fui no inicio de maio, e fez muito calor, leve somente roupas leves, protetor solar, tem muito artesanato. Para pessoas idosas levem um tenis bem confortável, pois as calçadas são todas irregulares.

Pauline - 2013-07-08 16:01:19 Uma dica que eu dou, não compre pacotes de passeios antecipado, deixe para comprar lá em Porto Seguro, na Passarela do Álcool tem varias agencias locais que vendem passeios e com um preço muito abaixo que a agencia venderia no pacote completo.

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.