Jundiaí - Dicas e Informaçoes de Jundiaí - AcheiViagem.com.br

Jundiaí

24 Comentário(s)

Sobre Jundiaí

Jundiaí é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se a 23º11´11" de latitude sul e 46º53´03" de longitude oeste, a uma altitude de 761 metros. Dista 57,7km da capital do estado. Com 370 126 habitantes é, no estado, o 15° município mais populoso e o sétimo maior fora da Grande São Paulo. Também é o 59° maior do Brasil, sendo maior que quatro capitais estaduais. Seu nome vem da língua tupi, significando "água de jundiá".

Uma das cidades mais ricas do estado de São Paulo, Jundiaí se orgulha de suas áreas verdes, frequentadas por moradores e turistas nos finais de semana. Boa parte dos encantos naturais está concentrada na Serra do Japi, uma reserva de mata Atlântica com trilhas, mirantes, cascatas e piscinas naturais, acessível pelo bairro de Eloy Chaves.

Um dos caminhos mais conhecidos é o do Trial (ou da Ermida), com cinco quilômetros em meio à mata ciliar. Fique atento à exigência de agendamento prévio - somente 15 pessoas por dia podem entram na reserva, sempre com o acompanhamento de monitores.

A versão urbana do programa acima é o Parque da Cidade, um espaço de 500 mil metros quadrados tomado por quilômetros de ciclovia, além de gramados, jardim japonês, quadras poliesportivas, pistas de automodelismo e aeromodelismo, playgrounds, quiosques de alimentação e anfiteatro. O parque, que fica na saída para Itatiba, tem ainda uma represa.

Para quem prefere circular pelo Centro de Jundiaí, a opção é o Jardim Botânico, com 148 mil metros quadrados salpicados por cascatas, fontes e passarelas. Estique o passeio até os simpáticos museus instalados por perto - o Museu Ferroviário da Cia. Paulista, com acervo de máquinas, ferramentas, maquetes e mobiliário de vagões e estações; e o Museu da Energia, com objetos, experimentos e muita interatividade.

A vida rural também rende bons programas em Jundiaí. Visitada por casais e famílias, a fazenda de café Nossa Senhora da Conceição oferece passeios de charrete e a cavalo, além de restaurante, museu e um pequeno empório repleto de doces, biscoitos, artesanato, cachaças, pães assados no forno à lenha e, claro, café cultivado na fazenda.

A turma da terceira idade faz a festa com o Circuito das Frutas, um roteiro que pode durar até cinco dias passando por propriedades de nove cidades vizinhas. São fazendas de frutas, vinícolas artesanais, apiários e alambiques, com direito a participar das colheitas e a cuidar das plantações.

Para conferir e apreciar a natureza de Jundiaí por um ângulo privilegiado, a dica é fazer um vôo de planador. O passeio suave e silencioso dura cerca de vinte minutos.

Descubra Jundiaí

Comentários sobre Jundiaí

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.