Mariana - Dicas e Informaçoes de Mariana - AcheiViagem.com.br

Mariana

1 Comentário(s)

Sobre Mariana

Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 54.179 habitantes. Foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Foi no século XVII uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa.

Vale lembrar que Mariana tornou-se a primeira capital de Minas Gerais por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.

Mais antiga cidade de Minas Gerais, a bucólica Mariana preserva a arquitetura colonial que desde o século 18 enfeita o cenário histórico. Em suas praças estão guardadas uma infinidade de relíquias barrocas. Entre elas, a Catedral Basílica da Sé, concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, com lustres de cristal da Boêmia, altares suntuosos e um órgão alemão com mais de mil tubos.

A peça funciona até hoje e é a protagonista dos emocionantes concertos que acontecem nas manhãs de sexta-feira e de domingo, reunindo moradores e turistas.

Concorrido também é o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, com valioso acervo formado por obras de Aleijadinho e Mestre Athayde, este último, nascido na cidade e sepultado na igreja de São Francisco de Assis. O encanto continua nos ateliês, tomados por trabalhos de artistas da região e que capricham na confecção de imagens, móveis e oratórios.

Testemunha do Ciclo do Ouro, Mariana abriga ainda a mina da Passagem, uma das maiores do mundo abertas à visitação. O tour é uma verdadeira aventura, feito em um trole aberto que percorre 300 metros de trilhos, descortinando túneis, salões e lagos de águas cristalinas.

Aproveite o passeio para almoçar nos arredores da mina, por ali estão alguns dos melhores restaurantes da cidade especializados na culinária mineira.

Descubra Mariana

Comentários sobre Mariana

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.