MASP em São Paulo - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

MASP

1 Comentário(s)

Informaçoes › MASP

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido pelo Acrônimo MASP reside na avenida paulista desde 1968 e é um dos pontos culturais mais importantes do Brasil. Projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, o MASP é conhecido pela sua arquitetura. O prédio é alto, sustentado apenas por quatro pilares e tem um vão livre de mais de 70 metros.

O edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo.

Instituição particular sem fins lucrativos, o museu foi fundado em 1947, por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand e do ítalo-brasileiro Pietro Maria Bardi. Ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática.

Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com perfil de centro cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.

O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul, em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa.

O museu também possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas etc., totalizando aproximadamente oito mil peças.

O acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. O museu também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.

Links

MASP   em Ingles

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.