Memorial Juscelino Kubitschek em Brasília - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Memorial Juscelino Kubitschek

4 Comentário(s)

Informaçoes › Memorial Juscelino Kubitschek

O Memorial JK é um museu na cidade de Brasília projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah.

Apresenta obras projetadas por Athos Bulcão em sua área externa, um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros de autoria de Honório Peçanha.

A obra foi objeto de duras críticas de setores reacionários, que viam no monumento referência a um dos símbolos do comunismo, ideologia do arquiteto: foice e martelo.

A história de Brasília se confunde com a do ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Por isso, um espaço foi construído para homenagear o responsável pelo projeto de construção da Capital Federal. No Memorial estão os restos mortais de JK, depositados em um mausoléu de mármore negro.

Faz parte do acervo uma biblioteca com mais de 3 mil volumes, que pertenciam ao ex-presidente, além de objetos pessoais. Entre eles documentos e roupas de gala usadas durante o mandato na Presidência. Medalhas, moedas, condecorações, trechos de discursos estão expostos nos dois andares do prédio projetado por Oscar Niemeyer.

Localização: Eixo Monumental
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h
Ingresso: R$ 10,00 Inteira e R$ 5,00 Meia
Telefones: (61) 3326.7860 / 3225.9451

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.