Museu Oscar Niemeyer em Curitiba - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Museu Oscar Niemeyer

0 Comentário(s)

Informaçoes › Museu Oscar Niemeyer

A história do museu Oscar Niemeyer teve inicio em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar em museu.

O prédio, antes chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de olho. Ambos os projetos são de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

As obras necessárias, com custo estimado em US$14 milhões, foram realizadas com recursos do BID, o banco interamericano de Desenvolvimento. Inicialmente batizado de NovoMuseu, em 22 de novembro de 2002, o complexo foi inaugurado.

Dedicado á exposição de Artes Visuais, Arquitetura e Design, atualmente, o Museu possui 17.744,64 mil metros quadrados de área expositiva potencial.

O acervo inicial surgiu com as obras do Museu de Arte do Paraná e com o acervo do extinto Banco do Estado do Paraná. Em sua coleção figuram importantes artistas paranaenses e nacionais de vários movimentos.

Composto por aproximadamente 3 mil peças, o acervo guarda obras dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakin, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli e Caribé, entre outros.

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.