Museu Théo Brandão em Maceió - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Museu Théo Brandão

1 Comentário(s)

Informaçoes › Museu Théo Brandão

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado no dia 20 de Agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa n°3 do Campus Tamandaré, no pontal de Barra, na administração do reitor Nabuco Lopes.

Recebeu o nome de Théo Brandão, em razão de ter sido criada para abrigar a coleção de arte popular que o professor e folclorista Théo Brandão doou à Universidade Federal de Alagoas.

Em 1977, por ocasião da V festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, a coleção do Museu foi transferida para um prédio de arquitetura eclética, situado na Avenida da Paz, 1490, centro de Maceió, que veio a ser a sua sede própria.

O ato de transferência do Museu, saindo do Campus Tamandaré para o Palacete dos Machados, como era conhecido o prédio da Avenida da Paz, foi assinado pelo reitor em exercício, prof. João Azevedo, também principal articulador da criação do Museu.

Localizado em uma das principais artérias da cidade, o Museu desempenhou suas funções como Centro Cultural, perfeitamente integrado à vida da comunidade, até ter sido fechado, em 1988, e o seu acervo transferido para o Espaço Cultural, enquanto aguardava a restauração do imóvel.

A decisão de fechar as portas do antigo casarão acelerou o processo de desgaste do prédio, cuja execução do projeto de restauro só foi possível em 2001. Apesar da precariedade das instalações provisórias, o Museu Théo Brandão continuou a desempenhas suas funções junto à comunidade promovendo exposições em espaços alternativos.

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.