Museu Victor Meirelles em Florianópolis - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Museu Victor Meirelles

0 Comentário(s)

Informaçoes › Museu Victor Meirelles

Victor Meirelles de Lima nasceu na pequena cidade de Nossa Senhora do Desterro, hoje, chamada Florianópolis, em 18 de agosto de 1832. Um menino pobre, filho de imigrantes portugueses, que ainda na infância ocupava seu tempo desenhando bonecos e paisagens de sua idílica ilha, ganhou o mundo com suas maravilhosas obras de arte.

A vocação precocemente revelada foi estimulada pelos seus pais e apoiada pelas autoridades oficiais da época: aos quatorze anos de idade ele ganhava uma bolsa para frequentar a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e aos vinte anos, com a tela "São João Batista no Cárcere" - 1852, conquistava o Prêmio Especial de Viagem à Europa. De volta ao Brasil foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e nomeado professor de pintura da Academia.

A Casa Natal de Victor Meirelles é um sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século XVIII, início do século XIX.

Construção intermediária entre a tradicional porta-e-janela e os sobrados mais requintados, essa casa apresenta as características básicas da arquitetura comercial mais frequente na Desterro do século passado, onde o andar superior destinava-se à moradia e o térreo para o comércio - no caso, o armazém do pai do artista, o português Antônio Meirelles de Lima.

Embora de concepção singela, o edifício é um dos poucos exemplares remanescentes da nossa arquitetura oitocentista preservando ainda os elementos tipológicos e formais mais significativos das construções daquele período.

O imóvel foi adquirido pela União em 1946 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1950. Desde 1952 o edifício abriga o Museu Victor Meirelles como forma de preservar a memória do grande artista catarinense.

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.