O que Fazer em Santos - AcheiViagem.com.br

O que Fazer em Santos

30 Comentário(s)

O que Fazer em Santos

Quem visita a cidade portuária de Santos não encontra somente praias como atrativo. O destino oferece uma infinidade de opções de passeios para turistas de variadas idades e estilos. A orla, claro, está entre as preferências, espalhando-se por sete quilômetros. Dividida em seis praias, é famosa pelos jardins que emolduram todo o cenário. Para apreciar a baía, faça um passeio de escuna que parte da Ponta da Praia e leva à Fortaleza da Barra Grande, construída em 1584. O percurso descortina os bairros da orla, as ilhas da Viúva, das Palmas e da Moela e as belas praias Saco-Maior, Sangava e Cheira Limão, bastante preservadas.

Já no quesito cultura, a maneira mais interessante de explorar Santos é embarcando num bondinho elétrico de 1920. A viagem começa na Praça Mauá e conduz ao Centro Histórico, salpicado de edifícios e monumentos que representam diferentes períodos da história do país. Merecem destaque o Largo Marquês de Monte Alegre, a Estação do Valongo e o prédio da Bolsa de Café, local perfeito para saborear um delicioso cafezinho.

No Teatro Coliseu, as visitas monitoradas percorrem os quatro andares da construção neoclássica, inaugurada em 1924. Igrejas também fazem parte do roteiro. Um dos mais belos conjuntos é o do Carmo, que reúne um templo e um convento. No segundo domingo de cada mês, a missa com canto gregoriano é uma das maiores atrações da área. Já no Santuário Santo Antônio do Vagalongo o charme fica por conta das paredes internas revestidas com azulejos portugueses e do altar-mor com trono rotativo, único no país.

Para quem tem pressa, a linha Conheça Santos percorre 25 pontos turísticos, com direito a embarques e desembarques. Imperdível é visitar o Aquário Municipal, que encanta crianças de todas as idades. Nos imensos tanques, o habitat natural de centenas de espécies marinhas é reproduzido com fidelidade. Os apaixonados por futebol divertem-se no Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, com fotos, documentos e troféus da agremiação fundada em 1912 e que tem Pelé como ídolo maior.

O sucesso do ônibus especial é tão grande que em julho de 2009 foi inaugurada uma nova linha: Conheça Santos - Morros. O tour dura cerca de duas horas e é feito no último sábado de cada mês. O ponto de partida é a Praça das Bandeiras, na praia do Gonzaga. A primeira parada acontece no Morro São Bento, onde há apresentações de dança e venda de doces portugueses e de bordados típicos da Ilha da Madeira. Em seguida, o ônibus corta o Morro da Nova Cintra e segue rumo à Lagoa da Saudade, uma área repleta de trilhas, jardins, quiosques e bonita vista.

Como toda bela cidade, Santos também tem um mirante. Ele fica no topo do morro de Monte Serrat, a 167 metros de altura, e é acessível por um bondinho funicular ou por uma escadaria de 412 degraus. Aproveite o passeio e conheça também o santuário de Nossa Senhora de Monte Serrat, inaugurado em 1609. Já para apreciar as belezas escondidas debaixo d´água, a cidade oferece o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, a 45 quilômetros da costa e com visibilidade que chega a 30 metros de profundidade. A área abriga ainda um naufrágio artificial repleto de corais e anêmonas, além de tartarugas e muitos peixes.

Comentários sobre Santos

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.