Paraty - Dicas e Informaçoes de Paraty - AcheiViagem.com.br

Paraty

32 Comentário(s)

Sobre Paraty

Uma cidadezinha pequena e pacata, como se estivesse parada no tempo, é assim que se define Parati, um município no litoral oeste do estado do Rio de Janeiro, no Brasil e distante 258 quilômetros da capital, Rio de Janeiro.

Em 1667, Parati teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis. Junto ao oceano, entre dois rios, Parati está a uma altitude média de apenas cinco metros. Hoje, é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 33 062 habitantes.

A cidade foi, durante o período colonial brasileiro, sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés.

Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré alta, o que lhe valeu o título de "Veneza brasileira".

No Centro Histórico de Parati, a moldura é formada por preservados casarões coloniais, igrejas dos séculos 18 e 19 e ruas calçadas pelos escravos em pedras pés de moleque onde o tráfego de automóveis é proibido.

Mas basta circular pelas ruelas para conferir uma cidade pulsante, charmosa, com gente, sotaques e paladares do mundo inteiro, combinando tradição e modernidade.

O cenário utilizado nas festas religiosas, como a do Divino, é o mesmo onde a turma brinca o Carnaval, os fãs da branquinha degustam a bebida no Festival da Cachaça e os intelectuais badalam durante a concorrida Festa Literária Internacional, a Flip.

O nome da cidade vem do termo tupi homônimo que significa "peixe branco", referindo-se a uma espécie de tainha, a Mugil curema, que abunda na região. Ao longo dos anos, a grafia teria mudado de Pira´ty para Paraty e, finalmente, Parati.

Comentários sobre Paraty

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.