Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Parque Estadual da Serra do Mar

1 Comentário(s)

Informaçoes › Parque Estadual da Serra do Mar

O Parque Estadual da Serra do Mar tem cerca de 315.000 hectares, vai da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista, e contém a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. Porém grande parte da sua vegetação é de mata secundária e sem fauna de grande porte devido a caça intensa e corte de palmito.

É formado pelos núcleos:

Núcleo Itutinga-Pilões
Núcleo Caraguatatuba
Núcleo Curucutu
Núcleo Cunha-Indaiá
Núcleo Picinguaba
Núcleo Santa Virgínia
Núcleo Pedro de Toledo

Com 315.000 hectares, envolvendo quinze municípios da região metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista, Cubatão é um dos núcleos administrativos do Parque Estadual da Serra do Mar.
Durante uma avaliação ecológica rápida, utilizada para caracterizar a biodiversidade do Parque, os especialistas percorreram 21 trilhas, em 40 dias de campo. Foram registradas 373 espécies de aves, mais da metade do total existente na Mata Atlântica; 111 espécies de mamíferos (quase a metade do total), com 22 ameaçadas de extinção, principalmente os primatas. Das 1265 espécies de plantas registradas, 3 são inéditas.

A Mata Atlântica já cobriu quase toda a faixa litorânea de Norte a Sul do Brasil. Hoje, o pouco que restou está protegido em parques, reservas e estações ecológicas, conhecidas como Unidades de Conservação de uso indireto.

Em São Paulo, Unidades como o Parque Estadual da Serra do Mar, são administradas pela Secretaria do Meio Ambiente, através do Instituto Florestal ou da Fundação Florestal. A caça e corte da Içara, um tipo de palmeira é extremamente comum em todos os núcleos do Parque. A fiscalização é quase inexistente.

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.