Parque Nacional do iguaçu em Foz do Iguaçu - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Parque Nacional do iguaçu

1 Comentário(s)

Informaçoes › Parque Nacional do iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu é uma Unidade de Conservação brasileira, na cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Está localizada na região Extremo Oeste Paranaense, há 17 km da cidade de Foz do Iguaçu e possui uma área total de 185.262,20 hectares que reúne uma diversidade de coisas da fauna e flora brasileira.

Entre as belezas naturais preservadas no parque Nacional do Iguaçu estão as tão conhecidas e procuradas Cataratas do Iguaçu, um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu que deslumbram quem conhece o parque.

O parque Nacional do Iguaçu também é um dos poucos lugares de preservação da mata atlântica, que antes cobria 1,3 milhões de km distribuída ao longo dos 17 estados brasileiros e hoje infelizmente sobraram apenas 7,3% disso tudo.

Quanto a biodiversidade da fauna, hoje se encontram no Parque Nacional do Iguaçu cerca de 257 espécies diferentes de borboletas mais há uma estimativa de existir 800. Além disso, ainda foram catalogados 45 espécies diferentes de mamífero, 12 de anfíbios, 41 de serpentes, 8 espécies diferentes de lagartos, 18 de peixes e 200 espécies de aves.

O Parque foi efetivamente criado em 10 de Janeiro de 1939, através do Decreto-Lei nº 1.035 do então Presidente da República, Getúlio Vargas. Em 17 de Novembro de 1986, recebeu a distinção, concedida pela UNESCO, de Patrimônio Natural da Humanidade. O parque teve seu primeiro Plano de Manejo elaborado em 1981, tendo sido revisado somente no ano de 1999.

Além das exuberantes cataratas e seus arco-íris, poderá conhecer outros motivos de interesse: o Centro de Visitantes, o Zoológico, a Linha Martins, o Parque das Aves Tropicana, a Trilha do Poço Preto, o Salto do Macuco, a Trilha das Bananeiras, a Praça e Estátua de Santos Dumont, homenagem feita pela VASP ao "Pai da Aviação", que usou todo seu prestígio junto ao Governo do Estado do Paraná na transformação da Área das Cataratas do Iguaçu num Parque Nacional. O local que era propriedade particular é então declarado público.

Os limites do parque estendem-se até a Argentina, onde ficam outros 67 mil hectares. Lá, o meio de transporte é o trem que leva a dois circuitos – o Inferior, com 1.700 metros e passarelas que seguem junto às quedas até o nível d´água; e o Superior, com 650 metros e pontes suspensas que revelam uma visão completa do conjunto das cataratas. Os dois roteiros terminam à beira da maior e mais emocionante das quedas: a Garganta do Diabo. Com 90 metros de altura, é um dos cartões-postais da região abençoada.

O parque conta com duas entradas, uma no lado de Foz do Iguaçu e outra no lado da Argentina:

Lado brasileiro

Rodovia das Cataratas (BR-469), km 15 – Foz do Iguaçu
Tel: (45)3521-4400

Lado argentino

Ruta 12, km 5 - Puerto Iguazú – Argentina
A entrada fica a 23 quilômetros de Foz
Tel: (5437) 5742-0722

Links

Iguazu National Park   em Ingles

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.