Pelourinho em Salvador - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Pelourinho

26 Comentário(s)

Informaçoes › Pelourinho

Para quem não sabe, o Pelourinho é o nome dado a um mastro construído em uma Praça da cidade que servia para chicotear os criminosos. Tinham direito a pelourinho também os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.

Por conta de esse Pelourinho ser construído no meio de uma Praça em Salvador, a vila que rodeava também ganhou esse nome e hoje é um dos lugares históricos do Brasil.

A partir dos anos 1960, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que transformou a região do Centro Histórico em um antro de prostituição e marginalidade.

Somente a partir dos anos 1980, com o reconhecimento do casario como patrimônio da humanidade pela ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, e dos anos 1990, com a revitalização da região, é que o Pelourinho transformou-se no que é hoje: um centro de efervescência cultural.

Nas últimas décadas, o Pelourinho passou a atrair artistas de todos os gêneros: cinema, música, pintura, tornando-o um importante centro cultural de Salvador.

O Pelourinho limita-se ao norte com Pilar, Santo Antônio e Barbalho, ao sul com a Sé e Saúde, a leste com o Comércio e a oeste com Sete Portas. O Pelourinho compõe-se de ruas estreitas, com muitas ladeiras e asfalto em paralelepípedo, rodeadas por casa em arquitetura mesclada entre barroca e imperial.

Links

Maracaipe Beach   em Ingles

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.