Praia do Bonete em Ilhabela - Dicas e Informaçoes - AcheiViagem.com.br

Praia do Bonete

1 Comentário(s)

Informaçoes › Praia do Bonete

Localizada na costa Sul de Ilhabela-SP, a Praia do Bonete, além de ser um local de natureza linda e exuberante, abriga uma das mais autênticas comunidades caiçaras do litoral brasileiro.

O acesso ao local é feito somente por barco, ou por uma trilha de aproximadamente 15 km, que vai da Ponta da Sepituba até a Praia do Bonete, passando pelas cachoeiras da Laje e do Areado.

Sem dúvida esse isolamento geográfico, contribuiu para a preservação da autêntica cultura caiçara. Técnicas de esculpir canoas em troncos de árvores são praticadas até hoje pelos moradores, que tem a Pesca como uma das principais atividades econômicas do local.

Outra atividade econômica praticada é a agricultura, o cultivo da mandioca merece seu destaque, a partir daí faz-se a tradicional Farinha de Mandioca, usada na saborosa culinária caiçara.

Na feição dos moradores percebe-se vestígios da descendência europeia, é comum ver crianças nativas, loiras, de olhos azuis, brincando pelas ruas da comunidade.

Antigamente, a região foi bastante visitada pelas naus europeias que vinham ao Brasil. Isto fez com que viessem também, alguns piratas, que saqueavam essas naus. Há relatos de que o pirata inglês Thomas Cavendish esteve presente na região.

A praia também é famosa entre os surfistas, pelas boas condições que oferece para a prática do surf. No Canto Bravo, ondas tubulares de até três metros de altura fazem a cabeça dos surfistas mais atirados.

Comentários

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.