Salvador - Dicas e Informaçoes de Salvador - AcheiViagem.com.br

Salvador

11 Comentário(s)

Sobre Salvador

Salvador é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de Capital da Alegria, devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e Roma Negra, por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.

A região era habitada pelos índios desde tempos imemoriais. Antes mesmo de ser fundada cidade, a presença dos europeus, pelo menos, desde o naufrágio de um navio francês, em 1510, de cuja tripulação fazia parte Diogo Álvares, o famoso Caramuru. Em 1534, foi fundada a capela em louvor a Nossa Senhora da Graça, porque ali vivia Diogo Álvares e sua esposa, Catarina Paraguaçu.

A capital baiana está inserida na Região hidrográfica do Atlântico Leste, mais especificamente na Região de Planejamento de Gestão das Águas do Recôncavo Norte. A água que abastece a capital vem da Barragem de Pedra do Cavalo, no Rio Paraguaçu, e dos rios Joanes e Ipitanga, localizados na Região Metropolitana de Salvador.

O município de Salvador tem 10 bacias hidrográficas, as mais expressivas são as Bacias Camaragibe e Jaguaribe. O Rio Camaragibe e o Jaguaribe, este último também conhecido como Rio Trobogy, por atravessarem muitos bairros de Salvador são conseqüentemente os mais poluídos da cidade.

A cidade é um importante destino turístico do país. Quanto ao turismo internacional, fica atrás apenas do Rio de Janeiro. O interesse pela cidade se dá pela beleza do conjunto arquitetônico e da cultura local como música, culinária e religião.

O turista que escolhe Salvador pode ir à praia pela manhã, fazer um passeio ao Centro Histórico à tarde, jantar em um dos bons restaurantes da cidade e ir dançar nos ensaios dos blocos de carnaval ou ao som de outros estilos musicais. Outras opções de lazer são os teatros, como o Castro Alves, o Jorge Amado e a Vila Velha. Ainda se pode ir ao Farol da Barra ver o pôr-do-sol na Baía de Todos os Santos.

O Mercado Modelo é o ponto escolhido por muitos turistas para comprar lembranças da Bahia, dentre elas, rendas, berimbaus e todo tipo de artesanato típico da Bahia. No porão, que atualmente é aberto a visitação, ficava os escravos vindos da África enquanto aguardavam serem leiloados.

O porão é repleto de placas de concreto com cerca de 30 centímetros de altura do chão, para que o turista possa ali passear mesmo quando a maré está cheia, pois é comum o porão encher-se de água do mar neste momento. Os arcos com os tijolos a mostra, que servem de estrutura para o Mercado Modelo, fazem belas composições quando refletidos no espelho d água.

Salvador é também sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais. Foi em Salvador onde surgiu a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com várias unidades de negócios em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e diversos países do mundo.

Comentários sobre Salvador

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.