São João Del Rei - Dicas e Informaçoes de São João Del Rei - AcheiViagem.com.br

São João Del Rei

2 Comentário(s)

Sobre São João Del Rei

São João del-Rei é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. É a maior cidade Setecentista do estado. Localiza-se na Bacia do Alto Rio Grande, de acordo com o IBGE a cidade enquadra-se na região do Campo das Vertentes, sudeste de Minas Gerais. Polariza cidades de sua região e do Sul de Minas. Seu índice de desenvolvimento humano é classificado como elevadíssimo, com 0,816.

Grandiosa, moderna e agitada na área contemporânea. Pacata e cultural na sua parte histórica, São João del-Rei se insere como uma cidade singular. Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Na sua parte histórica, protegida do restante da cidade, é possível observar diversas linhas arquitetônicas.

Engana-se quem pensa que a cidade surgiu como consequência da exploração do ouro. Na época o então arraial foi criado devido a sua proximidade com o Rio de Janeiro e tinha por objetivo a criação de um entreposto entre Paraty e Rio de Janeiro com o interior do estado de Minas Gerais.

A cidade cresceu, mas a tradição de repicar os sinos das igrejas, seja para anunciar o começo da missa ou a hora da Ave Maria, é mantida em São João del Rei. Apesar da expansão, as histórias e as lembranças do Brasil Colônia continuam vivas no Centro Histórico. Por ali estão belos sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que ainda hoje pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves; e a igreja de Nossa Senhora do Pilar, com talhas de ouro em profusão.

O casario antigo abriga ainda restaurantes e lojas que oferecem cobiçadas peças produzidas com outro metal nobre da região - o estanho, que dá forma a jóias e objetos de decoração. A grande pepita de São João del Rei, porém, não está encravada no Centro Histórico.

A igreja de São Francisco de Assis fica no meio de uma praça ornamentada com palmeiras imperiais. Os altares dourados são escassos, mas foram primorosamente recompensados pela portada em pedra-sabão, pelo lustre em cristal Bacarat e pela missa das manhãs de domingo, acompanhadas por música barroca.

Para viajar ainda mais no tempo, pegue a Maria-Fumaça e siga para a charmosa Tiradentes. O percurso dura cerca de meia hora, descortinando as belezas da serra de São José.

São João del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido aos centros de ensino presentes no município, a alta variedade de cursos e a enorme expansão da UFSJ. Será implantado na cidade o segundo curso de Medicina da Universidade.

Descubra São João Del Rei

Comentários sobre São João Del Rei

Envie seu Comentário

Copyright © 2012 AcheiViagem.com.br - Todos os direitos reservados | Proibida reprodução ou utilização a qualquer conteúdo.